O pianista Leif Ove Andsnes é o que no universo da clássica entende-se por um músico boa. Por que localiza que tua compreensão a respeito do ‘Concerto para piano núm 4’ é tão elogiada? O que necessita de especial? Acho que é em razão de é prazeroso, ja ja.
É um concerto relativamente inexplorado, por algumas razões. Uma delas é que os 2 anteriores, de Rachmaninov são muito famosos, perfeitamente romântico. Ademais, há que ter em conta que este é principlamente dificultoso. E não só para o solo, também pra orquestra e eu diria que para o diretor. Por isso, decide insuficiente. Eu amo.
Contém a síntese das qualidades de Rachmaninov, contém ainda a nostalgia, romantismo, no entanto, por tua vez, aparecem harmonias de jazz, algo do misticismo de Scriabin e uma vitalidade rítmica própria de Prokofiev, Stravisnki ou Gabriel. Acho que é em razão de estava pela América, em contato com as vanguardas, com a modernidade.
o que traz você? As coisas mudam a uma velocidade vertiginosa no brasil, passa-se de uma emoção a outra mais rápido e você tem que ser ágil, deixando clara a nova atmosfera, faça qualquer coisa muito romântico pra algo mais nítido. Aqui não se estende em frases românticas como o 1º ou o 2º. Requer muita concentração.
Existe alguma coisa idêntico com um piano nórdica? Há um estereótipo em relação à Europa, essa ideia de que os latinos são mais comunicativos e os do norte, a mais introvertidos, porém garanto que conheço músicos muito descontraídos e vêm mais ao norte da Noruega.
- 4 “Canto geral”
- Transporte 28,5% do orçamento de uma viagem ao estrangeiro
- 3 III – Região do Pacífico Central
- Orlando, Flórida
- 2004: Ghosts on Magnetic Tape
- 23 fevereiro 2014 at 8:Quarenta e sete pm
- 1-0 Cristian (9′)
É verdade que crescemos em um fato musical contrário. Para mim foi uma era qualquer coisa muito surpreendente, quando o ouvia de menina, eu cresci com ele assim como, no entanto não vivo internamente como são capazes de viver aqui. Não é algo que vá comigo como Sibelius, que me chega direto ao seu coração.
Por todo o caso, em nosso universo globalizado há tantas oportunidades de intercâmbio… Eu estive viajando desde os 18 anos. E irei lhe discursar que às vezes encontro alguma semelhança entre noruegueses e catalães. Por exemplo, Mompou e Grieg compartilham uma perícia da miniatura. E têm uma sensibilidade natural muito especial, com coisas que vêm do folk, muito claras e limpas, que se chegam ao coração. Basta três compassos de um ou outro pra saber o que querem esclarecer.
E lhes identifica. Capturam uma atmosfera. É a tua segunda vez em Barcelona, e a primeira vez que toca Representando Ono a batuta. Como foi este encontro? Tem estado bem. Para esse 4º de Rachmaninov a todo o momento peço três ensaios e não os dois, que costumam fazer, por sua problema. Assim, a orquestra poderá perceber bem de complexidade.
nessa peça o equilíbrio é muito complexo, pelo motivo de, em certas passagens se tem a tocar com muita força. A verdade é que de imediato levava seis ou 7 anos sem tocá-lo. Um vulcão de nome impronunciável, sim. Entrou em erupção, e teve que fechar o espaço aéreo. Vive na Noruega ainda.