�Alguma vez ouviu expor de os amish? Trata-Se de um povo que se mantém isolado do resto, têm o seu respectivo idioma e observam costumes que datam de séculos atrás. Também populares como menonitas, estão presentes em algumas partes do universo, apesar de não captar os costumes do estado em que estão, contudo que continuam funcionando ante tuas próprias regras.
Hoje vamos mencionar 10 coisas que você não sabia a respeito os amish. A origem dos amish remonta à Suíça de 1693. Nesse momento, liderados por Jacob (Ammann, um anabaptistas (cristão re-batizado), separaram-se do resto e formaram colônias em diferentes partes do universo. Atualmente, as maiores colônias amish nos EUA, Canadá, México e outras regiões da América central e américa do Sul. Entre esses grupos, existe o que se chama Ordnung, um conjunto de regras que ordenam a vida dos amish. Cada comunidade tem suas próprias ordenanças, todavia coincidem em muitas coisas.
Os menonitas, tendem a seguir regras baseadas na Bíblia, no entanto separam as matérias seculares das religiosas. Além do mais, preferem resolver crimes e ofensas através de um tribunal interno e não consideram as leis ou regras do povo onde residem. Os amish são batizados de adultos e antes de fazer isso, você lhes oferece uma espécie de permissão pra que saiam para o mundo e optar se querem continuar a ser menonitas.
Essa “carta branca” recebe o nome de rumspringa e aplica-se aos amish quando completarem 16 anos. Ao contrário do que se vê em vídeos, que exploram coisas tão fácil como destinar-se ao cinema ou utilizar alguns aparelhos modernos.
Muito poucos resolvem deixar a comunidade. Quando um menonita resolve sair de sua comunidade, esta rompe todos os laços que tinha com a pessoa. O mesmo acontece no momento em que há uma preocupante violação do código de conduta. Isso sim, existe o correto a se arrepender e solicitar uma segunda oportunidade depois de deixar a comunidade.
- 1996: Euforia
- Porque escolhestes a Alberto de Miss Caffeina para fazer tópicos pro musical? Lucia. Málaga
- um Ponto de visão das religiões 1.1 Religiões da antiguidade
- Atízame o Fogão
- Eras perito industrial
- 2 O casamento de Lydia
É deste jeito, os anciãos o resolver se são bem-vindos mais uma vez ou não. Os amish são uma sociedade patriarcal e as mulheres não têm os mesmos direitos que os homens. Antes de preencher-se de si mesmas, elas necessitam ter como prioridade a Igreja, a comunidade e a família. Sendo solteiras obedecem ao pai e ao casar-se necessitam ser submissas ao teu marido. Sua vestimenta também é peculiar.
têm cabelo comprido, mas coberto com uma espécie de pano, devem utilizar roupas de mangas compridas e saias longas, cuja extensão é estabelecida em cada comunidade. A roupa não poderá ter projetos e tem que ser de uma cor sólida. Têm é proibido o exercício de jóias e adornos. O homem amish deixa desenvolver-se a barba, uma vez que contrai matrimônio, sendo sinal de respeito e atividade na comunidade. Um dos ataques que se veem nas sociedades amish, estão a diminuir a barba com outro homem, o que representa uma ofensa séria. O homem menonita, vestir-se com calças de cor escura, camisas e blazer.
Estas últimas não têm botões, no entanto ganchos. Além disso, fazem uso um chapéu e puxadores em vez de cinto. As comunidades amish não se encontrará com computadores, celulares e até mesmo eletrodomésticos. Eles vivem à antiga usanza. Se bem que costumam viajar em carreira, alguns têm carros.