A tortura e os maus tratos de detidos são dados comuns, comuns e normalmente cometidos com impunidade. De acordo com o relatado, a metodologia inclui socos, suspensão pelas pontas e privação do sono. De acordo com relatórios, entre as pessoas submetidas a maus tratos incluem manifestantes que foram mantidos incomunicáveis durante dias ou mesmo semanas, sem que se tivessem formulado acusações contra ele, nem sequer foram submetidos a julgamento. As forças policiais e as autoridades de imigração da Arábia Saudita rotineiramente cometem abusos contra pessoas atrasadas ou detidas, essencialmente trabalhadores dos países do terceiro universo. Arábia Saudita é um dos cerca de trinta países em o mundo todo, que acrescenta o castigo físico entre suas penalidades legais.
Alguns crimes menores como o “desvio sexual” ou a embriaguez, são punidos com açoites. Em 2000, se informou a respeito mulheres condenadas a ser açoitadas visto que adultério; de fato, as mulheres eram vítimas de estupro, porém como não podiam provar quem eram os agressores, foram considerados culpados de cometer adultério. O número de açoites não está definitivamente determinado por lei e varia de acordo com o regulamento dos juízes, oscilando entre dezenas de chibatadas a algumas centenas, normalmente aplicados em um período de semanas ou meses. Em 2004, o Comitê contra a Tortura das Nações Unidas criticou a Arábia Saudita pelas penas corporais realizadas perante a Sharia.
Os membros da delegação saudita responderam defendendo tuas “tradições legais”, mantidas desde o início do Islã, há mais de 1.400 anos e rejeitaram a interferência em teu sistema jurídico. As cortes continuam impondo sentenças de chicotadas como punição principal ou adicional pra muitos crimes.
Pelo menos 5 acusados foram condenados a penas que oscilavam entre 1.000 e 2.500 chicotes. A punição ocorreu em prisões. No ano de 2012, o blogueiro saudita Raif Badawi foi acusado de apostasia, crime punido com a pena capital.
- 3 Diálogo inter-religioso
- 2 Literatura colonial
- 10 Curiosidades a respeito da confraria
- três Linguagem musical 3.1 Ritmo e tempo
- vinte e um de fevereiro: Malcolm X é assassinado em Nova Iorque
- 6 Personagens 6.1 Principais
Após algumas revisões, finalmente, no ano de 2014 a sentença foi fixada em 1 mil chicotes e 10 anos de prisão. O castigo será aplicado ao longo de 20 semanas. A primeira série (50) foi aplicada no dia 9 de janeiro de 2015, todavia a segunda série foi adiada por motivos de dificuldades médicos.
Neste caso, foi sentenciado internacionalmente e colocou um considerável grau de pressão a respeito do sistema divertido saudita. Em seu Relatório 2014/2015, a Anistia Internacional divulgou os casos do defensor de direitos humanos Mikhlif bin Daham ao Shammari e da trabalhadora doméstica filipina Ruth Cosrojas, sobre o assunto os quais bem como foram aplicadas penas de açoitamento.