A Promotoria pede o arquivo temporário do “evento Casamento” pra prefeita em exercício de Ronda, Teresa Valdenebro. Ele faz isto já que as provas periciais de caligrafia praticadas em um dos documentos mostraram que a assinatura da regidora socialista é falsificado. Não há registro de que a prefeita envolvido pela manipulação do documento de instância de casal, do pagamento de taxas e a designação de vereador pra celebrar o casamento. Este último é o que teria a assinatura falsificada da regidora.
O Ministério Público considera que a regidora não sabia que existia a manipulação dessa documentação pública. Resumo que só José Maria Jiménez, vereador socialista e pai da suposta beneficiada na mudança de datas, é o único que se queixa a prefeita por esse recurso. A Procuradoria desgrana diversos testemunhos que dizem que a atual prefeita em exercício de Ronda “não conhecia a alteração”, e sinaliza que, até mesmo, o edil que a culpa exonerou quando apresentou a tua demissão de modo pública.
No escrito, explica que, após oficiar Valdenebro casamento civil, assim como é possível assinar a certidão de casamento com data manipulada sem notar esse detalhe, como declarou a própria regidora desde o início. O que se reconhece o fiscal é que a Teresa Valdenebro “faltou com a verdade”.
O fez a respeito as datas em que conheceu o caso. A prefeita falou que soube de tudo o um de agosto. Mas, a troca de mensagens entre Valdenebro e Jiménez mostra que ele sabia desde o dia treze de julho. Não obstante, o Ministério Público confessa que “também, não pode apreciar-se uma actuação criminosa” na sua conduta.
- Precisava ser em vista disso (1975)
- Embora “um dia” voltará à Itália
- Última aparição: Identity (presente)/The Return (rodovia flashback)
- 1 História 1.Um Início e Demos from the Basement (2001)
No documento remetido ao Tribunal de Primeira Instância e Instrução um de Ronda também exonera-se ao chefe de Gabinete do Prefeito e à secretaria especial de regidora. Porém, por hora, a Procuradoria mantém a imputação pro exconcejal José Maria Jiménez e pra sua filha Laura Jimenez, que foi a principal beneficiada com a alteração. Laura casou-se com Adriano em Ronda, em 17 de junho de 2018, todavia a data oficial do casamento dos documentos foi no dia 21 de junho.
Esse último era o dia em que Laura começava um contrato com o Serviço Andaluz de Saúde, como enfermeira. A variação da data do link serviu pra que a noiva fosse a Nova York de lua-de-mel sendo trabalhadora do SAS.