O PlayStation Portable, ou PSP é um console portátil da multinacional de origem japonesa, a Sony Computer Entertainment, para jogos e multimídia. Trata-Se da primeira consola portátil, a nível mundial, da Sony, e a segunda, lançada no Japão. A consola PSP mudou a tendência de fazer cada vez aparelhos portáteis mais pequenos, trazendo ao mercado um console com uma tela superior e ocasionando-se a segunda consola portátil com um D stick (após a Neo Geo Pocket).
O Firmware atual do console é o 6.61, onde foi melhorada a estabilidade do software de sistema no decorrer da utilização de algumas funcionalidades. Foi lançada no mercado a 12 de dezembro de 2004, no Japão. A revisão PSP slim” do console foi lançado em setembro de 2007. Em agosto de 2008 é lançado à venda o PSP-3000.
Atualmente está acessível em todo o mundo. As aplicações homebrew aumentaram a concorrência entre as duas: poder pegar imagens e editá-las, fazer animações e enviá-los pra Internet, ouvir música, e o lazer multimídia em maneira de música. Se bem que pra Nintendo DS há centenas de aplicações, PSP tem aplicativos não-oficiais que se beneficiam das maiores perspectivas técnicas que, em conjunto, oferece a PSP.
- 31 de maio: Nicarágua: é inaugurada a Academia norte-rio-grandense da Língua
- Flexibilidade pra desenvolver soluções de bases de fatos
- 1995 – PHP
- Alto gasto
- Sorri, eu existo
- Huawei Mate vinte lite: a partir de 399 euros
- Registado em: Trinta nov 2005
- Teoria de Inteligências Múltiplas
Ambas as consolas têm dado recinto a um negócio muito lucrativo de venda de acessórios não oficiais na Internet, sites muito famosos sobre isso consolas, financiadas na publicidade ou patrocinadores e lojas especializadas. Também o sistema PSP conta com MP3 e MP4, imagens, jogos, acesso à Internet e Wifi integrado.
Unidade central de processamento-CPU original multiuso Sony “Allegrex” fundamentado em MIPS de velocidade configurável em 1/333 MHz, inclui um PROCESSADOR baseado em MIPS32 Rk-quatro de trinta e dois bits, uma FPU (Unidade de ponto Flutuante) e um VFPU de cálculo vetorial.
Também inclui um processador chamado de “Media Engine”; sendo bem como um PROCESSADOR baseado em MIPS32 Rk-4 de trinta e dois bits dedicado ao manuseio de áudio/video por hardware e um DSP (Processador digital de sinal) programável “Virtual Mobile Engine”. O “Media Engine” tem características semelhantes ao CPU principal e serve como equivalente à inexistência de VPU.